sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Um Anjo na Terra

Anjo na terra existe! E um deles é o Agente de Polícia Federal Wagner Cavalcante que passou a ser chamado de Anjo do Fantástico. Em uma entrevista ele conta como tudo começou:
“Certa feita, assistindo o programa FANTÁSTICO, da REDE GLOBO, tomei conhecimento de que tinha sido criado um site para ajudar na busca por pessoas desaparecidas. Pouco tempo depois, como internauta curioso que sou, comecei a navegar por aquela homepage e me impressionou sobremaneira a quantidade de dramas ali expostos. Lancei-me, de imediato, embora timidamente, a pesquisar pelos dados oferecidos e, num curtíssimo espaço de tempo, para minha completa surpresa, comecei a receber e-mails de agradecimento pelo encontro de parentes.
Observei então que um pequeno gesto de cidadania de minha parte poderia contribuir em muito para solucionar aqueles dramas pessoais. Logo abracei literalmente esta nobre causa e comecei ali, uma luta humanitária direcionada para os meus semelhantes, pois passei a me dedicar voluntariamente ao site PROCURA-SE, sempre tirando uma hora antes ou após o meu expediente, todos os dias, para ajudar toda aquela gente que aguardava por uma “luz no fim do túnel”, numa fila interminável. Com pouco tempo de “estrada”, já havia recebido a confirmação de que 13 casos tinham sido resolvidos e a emoção foi tomando conta de mim. Comecei então a fazer um resumo das histórias e catalogar cada caso, guardando-os em arquivo.
Em setembro de 2003, numa tarde de sexta-feira, eis que recebo um e-mail da produção do Fantástico, pedindo o meu telefone, pois queriam saber como eu, aqui no Nordeste, tinha encontrado uma pessoa há tempos desaparecida, no interior do Paraná. Minutos depois me ligaram explicando que o filho da pessoa desaparecida havia procurado a produção do programa para agradecer emocionado, em nome da família (moradora da cidade de Salto-SP), o encontro do seu pai que ele não conhecia e que havia desaparecido há 45 anos. Foi então que expliquei que se tratava de um trabalho voluntário, que eu era policial federal e que por isso mesmo não gostaria de aparecer na mídia pois o objetivo do trabalho, até então “anônimo”, poderia ser desvirtuado e gerar falsas expectativas junto ao grande público.
Insistiram então dizendo que eu não “visse as coisas por esse lado” e sim, o fato de que querendo ou não o meu gesto já “fazia parte da história”, pois tinha acontecido o PRIMEIRO ENCONTRO do site PROCURA-SE e o programa tencionava registrar o feito.
O primeiro caso a gente nunca esquece, ficou marcado para sempre e a partir daí fui me aprofundando mais e mais, a ponto de hoje já ter contribuído para a felicidade de 318 famílias, sendo que este número todo dia muda pois os e-mails não param de chegar com a confirmação de novos encontros.
No final do ano passado, novamente recebi uma ligação da produção do Fantástico. Desta vez me pediram para mandar o resumo de alguns casos em que as famílias já tivessem mantido contato telefônico mas não se encontrado pessoalmente, devido morarem em diferentes Estados da Federação, pois eles queriam fazer alguns “encontros através da janelinha” do programa. De novo pediram uma declaração minha sobre o trabalho desenvolvido e de novo o pessoal da TV Cabugi e Jornal Tribuna do Norte (mesmo grupo), me procuraram e, desta feita traziam um convite-surpresa do Fantástico: queriam que eu testemunhasse ao vivo um encontro que aconteceria em São Paulo e, de quebra, ainda assistiria ao vivo, a gravação do Especial de Fim de Ano de Roberto Carlos, no Rio. Achei muito gratificante da parte deles, pois não deixou de ser um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Pedi autorização aos meus superiores e embarquei para o RJ. Foi lá que eles idealizaram o “Anjo do Fantástico” e porque tal denominação? Bem, eles criaram isso devido à quase totalidade das famílias encontradas agradecerem dizendo dentre outras coisas: “Você foi um anjo que apareceu nas nossas vidas... De agora em diante você fará parte das nossas orações... Você é nosso anjo protetor, etc.etc.” Ficou como se fosse um “rótulo”, daí a idéia que eles tiveram e que eu só fui saber quando cheguei na redação do Fantástico.
Por fim, devo dizer que manifestação de carinho de toda essa gente é sem dúvida o combustível que move o meu trabalho, pois é muito gratificante receber palavras de incentivo até mesmo quando os parentes procurados faleceram, pois os familiares encontram gente da família que não conheciam. Sempre digo nos meus e-mails que: “Quem não vive pra servir, não serve pra viver...”, por isso esse voluntariado prosseguirá até quando Deus quiser.
Ele termina a entrevista citando a música do Roberto Carlos:
“... Eu quero amor decidindo a vida, sentir a força da mão amiga, o meu irmão com sorriso aberto, se ele chorar quero estar por perto, quero levar o meu canto amigo, a qualquer amigo que precisar, eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar...” (Eu Quero Apenas, Roberto Carlos e Erasmo Carlos 1974)
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Tive o prazer de ter como meu professor o Wagner, ele é cativante com um coração do tamanho de um bonde.... Assisti ao programa do Fantástico em que ele foi convidado a ir conhecer pessoalmente o Roberto Carlos, foi de arrepiar!!! Foram tantas emoções!!!
Fica aqui o exemplo de uma pessoa que faz a diferença, trouxe alento para o coração de muitos, uniu pessoas e aprendeu que ajudar na felicidade do próximo é onde encontramos o prazer de ser feliz...
Vamos fazer a nossa parte, pois quando retornarmos para os braços do Pai Amado nossa consciência dirá que pelo menos tentamos ser insignificantemente útil...


6 comentários:

  1. Poxa, é muito bom ver que existe pessoas que tem disposição para ajudar o próximo, em meio as loucuras do dia a dia, ficamos muito cuidando de nossas vidas e esquecemos de olhar as pessoas que realmente necessita.

    ResponderExcluir
  2. Oi obrigada pela visita ao meu blog, foi um prazer conhecer o seu cantinho! Que post mais lindo! É bom saber que existe mais gente no mundo que quer ainda fazer a diferença! Estou te seguindo! Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou o administrador do blog de Danielle França, cadastrei o mesmo no site do Blogblogs e você me add como amigo por lá. Aos poucos visitarei e olharei atentamente seu blog, mas pelo que já vejo, está lindo.

    Nos faça uma visita e se gostar, comente e nos siga. Atualizo diariamente. Endereço http://fanclub-daniellefranca.blogspot.com

    Rafinha

    ResponderExcluir
  5. Que esta pessoa maravilhosa continue devolvendo a alegria dos entes amados à suas famílias através destes reencontros!!!!

    ResponderExcluir
  6. É extremamente inspirador conhecer a história. Saber que realmente uma pessoa de alma nobre separa parte de seu tempo no intuito de somente ajudar seu próximo sem qualquer pretensão. O mundo e o Brasil precisam de mais histórias como essa.

    ResponderExcluir

Ajudando o Burro comentando!