quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Exemplo de Perseverança

Ludwig van Beethoven
Nascimento: 16 de dezembro 1770, Viena Morte: 26 de março 1827
Reconhecido: É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.
Desde menino, Beethoven sabia tocar piano muito melhor do que a grande maioria dos adultos. Aos sete anos de idade, deu o seu primeiro concerto, aos onze era organista da corte, em Colônia, na Alemanha e aos doze apresentou a sua primeira composição significativa. Os vienenses amavam a música e compareciam em massa para ouvir Beethoven. Ficou surdo e encontrou refúgio no campo, onde dava longos passeios pelos bosques. “Aqui, a surdez incomoda menos que em qualquer outro lugar”, escreveu. “As árvores parecem me falar de Deus”. Por estranho que pareça, compôs suas melhores obras, aquelas que mais conhecemos, depois de perder sua capacidade de ouvir.
Ele tomou seu lugar em frente à orquestra e os músicos receberam orientação para olhar para ele, mas que não dessem atenção à sua marcação do ritmo. Quando terminou, baixou os braços e permaneceu imerso em silêncio, mexendo em sua partitura. Alguém fez um gesto para que ele olhasse a platéia. E viu todas as pessoas ovacionando-o, aplaudindo de pé, batendo palmas com os braços erguidos. O músico surdo inclinou-se e em cada rosto da platéia rolou uma lágrima. Morreu em 1827 e suas últimas palavras foram: “No céu, certamente eu devo tornar a ouvir”.
Frases:
- "Não existe verdadeira inteligência sem bondade”.
- “Nunca quebres o silêncio se não for para o melhorar.”
- “O único sinal de superioridade que conheço é a bondade.”
- “Era-me impossível dizer às pessoas: ‘fale mais alto, grite, porque sou surdo’. Como eu podia confessar uma deficiência do sentido que em mim deveria ser mais perfeito que nos outros, um sentido que eu antes possuía na mais alta perfeição?”
Fonte: * http://www.netfrases.com/frases-e-pensamentos-de-ludwig-van-beethoven.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven
-------------------------------------------------------------------------------------------------
No vídeo abaixo temos um pouco mais sobre a vida de Beethoven. Fico imaginando a dor de uma pessoa que vive da música e fica surdo...
Mas Beethoven e sua arte não eram deste mundo, ele transformou seus infortúnios em música da mais profunda e grandiosa. Ele nos ensina muito mais do que suportar a adversidade, aprendemos que devemos principalmente escutar o que existe dentro de cada um de nós e jamais desistir de viver!
Muitas vezes passamos pela vida como se estivéssemos à passeio, como turistas querendo curtir só o que se tem de bom para aproveitar...
Mas na realidade viemos para evoluir espiritualmente, superar os obstáculos dessa vida, sentir a centelha divina que existe dentro do nosso coração e seguir o exemplo de Jesus.
Quando alguém te fizer algo que lhe cause sofrimento, pare, respire, conte até 20 "calmamente" e lembre-se de uma frase de Jesus que deve ser nossa companheira de jornada: "Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem."
Temos dentro de nós a arte de viver, só nos falta escutar...

4 comentários:

  1. Beethoven foi realmente um exemplo de perseverança ser seguido! Lindo post, lindo video! Bjos

    ResponderExcluir
  2. olha adorei essa postagem, sou fãzasso de Bethoven e de Bach, acho que Bethoven só foi o grande musico q foi por causa da sua dificuldade q lhe impôs superação, e nós q as vezes temos todos os sentidos perfeitos nos limitamos muitas das vezes quando não conseguimos algo.... gostei muito parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem, não sou fãnzasso, por que não conheço suas obras, mas admiro muito por sua carreira e pelo simbolismo da sua historia como um caminho de perseverança.

    Paz e Luz.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Há um lindo filme sobre a vida dele, "Minha amanda imortal". Ali, diz que um dos motivos de sua surdez futura, foi os espancamentos que sofria pelo pai, que sempre exigia mais e mais e o comparava com Mozart, que na mesma idade tinha apresentado um sucesso maior.

    Uma ótima postagem, obrigado!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Ajudando o Burro comentando!