domingo, 3 de outubro de 2010

A SINCERIDADE

Mariazinha estava olhando a tia se maquiar e perguntou:
- Tia por que você usa batom?
- Mariazinha a tia usa batom para ficar mais bonita!
- E por que é que não fica tia?
Essa é a questão. A criança é sincera, franca e honesta até que aprende com os adultos a ser insincera, mentirosa e desonesta. O que Jesus quer de nós é essa pureza da criança, esta franqueza natural, esse modo de ver a vida em que não há lugar para a hipocrisia. O Mestre quer que tenhamos a crença espontânea que a criança tem no adulto, até que esse minta para ela; o que Jesus quer de nós, ao nos comparar com as crianças, é essa maneira de ser especial, esta capacidade de viver em um mundo mágico, até que as pessoas adultas destruam nelas o poder criativo de sua imaginação.
Uma outra característica da criança que deve ser imitada é a sua relação com a verdade. A criança, enquanto não está contaminada com a maneira hipócrita de viver da maioria dos adultos, fala sempre com muita sinceridade porque ainda não aprendeu a mentir e a dissimular.
Fonte adaptação: http://www.omensageiro.com.br/doutrina/doutrina-417.htm
-------------------------------------------------------------------------------------------------
A criança ela não mente é sincera...
Ela não fala as coisas simplesmente para agradar...
E devemos ser sinceros com as pessoas, mas cuidado para não chegar a ser igual ao quadro do Fantástico do Super Sincero...
A sinceridade tem que ser dita de forma a não magoar, mas sempre na intenção de esclarecer melhor os fatos ou situação. A crítica sincera nunca é mordaz!
Devemos lembrar de respeitar os sentimentos do próximo...
Quantas vezes utilizamos da falsidade para com as pessoas, escondemos nossos sentimentos e deixamos de demonstrar o amor que sentimos por alguém???
No vídeo abaixo uma prova da sinceridade de uma fofura em pessoa...

11 comentários:

  1. Ser sincero é uma virtude! =D
    Expressar nossas reais opiniões, é a melhor coisa que podemos fazer por alguem que precisa mesmo ouvir a verdade.
    Acho que ainda tenho aquela criança teimosa dentro de mim, mesmo que já tenha fechado seus olhos, ainda continua a sussurrar no meu ouvido o quanto a vida pode ser bela...

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha amiga!!

    É isso mesmo! Temos que ser sinceros, mas tomar cuidado para não sermos tão diretos como as crianças. rs

    Uma amiga, bem gordinha, pergntar se está gorda, ficaria triste se respondêssemos: "olha, não posso mentir, está gorda sim". As vezes temos que dar uma pequena desviada, sem ofender a Deus com isso.

    Bom, pelo menos é minha opinião...

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Oieeeeee...As pessoas que realmente me conhecem sabem o quanto eu posso ser sincera...as vezes sou pior que criança!Mas nunca ofendo, nunca.Existem várias maneiras de se dizer a verdade.
    Mas minha filha de 4 anos tem muito mais "trato social" do que eu nesse aspecto...já mente, sabe?A mentirinha social "necessária"?Mas não aprendeu comigo, e talvez seja mais esperta nesse aspecto.
    Ex:Uma tia minha ficou careca após uma cirurgia na cabeça...além de inchada,aparência de certa forma assustadora (agora ela já está bonitinha e boa de novo)...minha nene chegou, e após ser questionada pela minha tia se esta estava muito feia,minha filha disse:Você fica linda de qq jeito!!!
    O que comprova que nem todas as crianças são completamente sinceras.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Complicado é por que nos adultos fingimos.
    Prometemos fazer coisas ,e não fazemos, inventamos compromissos por não ter passado na casa daquele amigo... esse é o mundo dos adultos neuróticos.
    As crianças são sinceras, como podemos dizer são "IDS" ou seja são mais instintivas, fazem o que querem.
    Assim como Freud dizia. "Nascemos unicos e morremos copias!"

    ResponderExcluir
  5. Existe o famoso "sincericídio" e devemos ter muito cuidado para a sinceridade não beirar a falta de educação! Tudo tem limite né?!rs! Mas com "jeitinho" tudo pode!
    Por isso que eu AMOOOOO as criOnças!:))

    ResponderExcluir
  6. Ahhh....sou doida por esse vídeo!!!hahahah...é demaissss!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. É por isso que as crianças conquistam a todos. Mas, quando a gente cresce, tem que dosar a sinceridade com um tiquinho de bom senso, né.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Junto com a sinceridade há que se ter bondade.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. realmente depois quando crescemos somos obrigados a mediar essa sinceridade com o intuito de não magoar. e ai passamos a omitir coisas ou passamos a praticar as pequenas mentiras sociais... é assim! bom era quando éramos crianças e não tínhamos esses instrumentos reguladores na cabeça!

    ResponderExcluir

Ajudando o Burro comentando!