terça-feira, 7 de setembro de 2010

Terapia do Luto

Ana Maria Braga foi conversar com Cissa Guimarães, que perdeu o filho Rafael Mascarenhas no dia 20 de julho. A apresentadora perguntou se ela consegue explicar a dor que sente. “Essa não tem explicação e não quero que ninguém tente sentir. É horrível, mas o aprendizado é tentar transformar isso. Eu me transformar em uma pessoa melhor, ver que eu dava valor e perdia meu tempo com coisas irrisórias. Talvez eu gargalhasse demais e tenha agora que prestar a atenção em outras coisas. Só sei que a passagem do meu filho só aconteceu para eu melhorar e eu vou melhorar. Como? Eu não sei”, disse.Cissa contou que está fazendo terapia para superar este momento. “Eu aprendi a terapia do luto, que faz com que você aprenda a lidar com coisas pontuais. Não é um dia após o outro, e sim um minuto após o outro. “Quando mais a gente conhecer o processo do luto e se aproximar desta questão verdadeira, fica mais fácil. A terapia do luto é uma forma de a pessoa conviver com a dor de forma coerente. Para a Cissa, voltar a trabalhar foi bom. O luto dura geralmente um ano porque é o primeiro aniversário sem a pessoa, o primeiro Natal, até o primeiro aniversário de morte.
O que eu posso dizer é que a gente tem que transformar. O único sentido que uma dor dessas tem é o de transformação. Usar isso para melhorar você com os outros, rever os seus valores e renascer. Eu nunca mais serei aquela Cissa", disse.Não vou levantar nenhuma bandeira e estou trabalhando o sentimento que tenho em relação ao rapaz que atropelou o Rafa. Eu tenho pena dele e da família. Mas que isso sirva para que a gente tenha consciência e aprenda a educar os nossos filhos.
Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=211664
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Só em imaginar perder um filho já dói, uma dor sem nome, sem local certo, que queima a alma sem fogo aparente...
Mas concordo com a Cissa quando ela encara essa dor como uma transformação...
Só em ela está trabalhando o sentimento com relação ao rapaz que foi o causador já é um aspecto positivo...
Guardar ódio, rancor e sentimentos negativos não vai trazer a pessoa que amamos de volta e só vai nos fazer mal...
Muitas vezes o egoísmo toma de conta da nossa vida, esquecemos de servir, trabalhar com amor, de nos melhorarmos a cada dia...
Vivemos ao lado de pessoas queridas e não demonstramos o quanto amamos, não valorizamos a oportunidade de conviver ao lado dela...
E a morte vem sem avisar muitas vezes...
E depois da morte vamos nos arrepender de não ter aproveitado mais o tempo e de não ter amado o suficiente...
Seja qual for à terapia que a pessoa siga o importante é superar a dor, levantar a cabeça, pedir as bengalas da fé emprestadas ao Nosso Pai Maior e caminhar...

9 comentários:

  1. Que lindo post Feijó! Como sempre! Meu Deus deve doer de mais a perda de um filho! Querida obrigada pela sua homenagem a mim no post anterior. Retribuo o seu carinho e a sua homengaem com uma homenagem e um selinho para vc no meu blog!! Vai lá pegar!! Estava com suadades também!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Lindo post e muito verdadeiro.
    Nem quero imaginar a dor de perder um filho.
    Acredito piamente que só passamos por aquilo que conseguiremos suportar e que vá servir, de alguma forma, para nosso crescimento pessoal.
    Mas, com nossa visão parcial e pequena dos fatos, fica muito difícil aceitar um fato como esse.
    Me solidarizo profundamente com a Cissa Guimarães, profissional que sempre admirei, não apenas por seu trabalho como atriz, mas tb. por sua grande alegria de viver.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A experiência e superação da Cissa Guimarães são um exemplo para todos nós. Que Deus contine lhe dando forças para continuar a viver mesmo que a dor da perda se torne uma ferida aberta.
    Penso que sofremos mais com o luto não percebemos a finitude de tudo que envolve a vida, inclusive, perder um ente amado.
    Cultivando projetos pessoais, alegrias, valores, perdão e amor por tudo que representa a existência, penso que a morte possa transcender, assim como faz a Cissa..
    Abraços querida, belo post

    ResponderExcluir
  4. É mesmo muito comum esquecermos de dizer às pessoas o quanto elas são importantes. Obrigado por lembrar.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!!
    Super obrigada pela visitinha!!!Adorei!!

    Quanto ao teu post, com certeza esses acontecimentos so nos faz ter mais certeza do quanto precisamos abraçar e dizer como amamos as pessoas que queremos o máximo possível!!!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  6. O que leva uma pessoa a postar histórias de vida? Só se ela carregar em si o poder de transformação. E transformar pensamentos movimenta uma energia divina enorme. Parabéns por tua força e garra constante em assuntos as vezes nem tão fáceis de se falar! Um axé bem grande pra ti!

    ResponderExcluir
  7. O luto é algo que temos de aprender.
    Luto se dá a tudo que perdemos, seja uma pessoa ou um objeto. Chamado Objeto de amor, para psicanálise. Mas é natural. Complicado é que hoje, ninguem quer ser humano em lidar com isso, assim que perdemos algo, que amamos que fazemos?Uns enchem a cara de alcool outros vão ao psiquiatra e assinam sua identidade de zumbis ambulantes, por que? Por que nossa sociedade, não esta querendo ter frustração, a sociedade vive no principio do prazer. O que não é realidade, por que desde quando nascemos, quantas frustrações ja tivemos?quanto proveito tiramos dessas lições e nos tornamos pessoas melhores? É estranho, pensar nisso, mas o sofrimento as vezes é necessário para que possamos sair do nosso lugar de estagnação atual.Admirei ela d+ por dizer que esta fazendo terapia, ao invés de ir ao psiquiatra que ia entupir ela de remédios.
    Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  8. Burrica,
    Show de texto, curti! parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Difícil isso,não sou espiritualista, então não sei se conseguiria "transceder" a situação de alguma forma...me conhecendo como conheço, dada a paixões, faria um mal danado 'a mim mesma, sentiria dor e ódio, tudo junto...Mas admiro quem consegue transformar esse sentimento de perda em alguma coisa útil, melhor, que seja...
    Gosto dos textos de vcs, me fazem refletir sobre coisas que preciso mudar...Beijosssssss.

    ResponderExcluir

Ajudando o Burro comentando!