terça-feira, 21 de setembro de 2010

Kefir você conhece?

Trata-se de uma colônia simbiótica de seres vivos (leveduras e bactérias), unidos por um biofilme de polissacarídeos secretados por eles (kefiran), que se alimentam de lactose e fermentam o leite। É considerado um alimento probiótico por conter lactobacilos e outras bactérias do nosso trato intestinal। O fato é que há muitos estudos in vitro e in vivo que mostram seus benefícios na absorção de nutrientes ou como imunomodulador, antibacteriano e inibidor de alguns tipos de metástases (em ratos). Mas também há trabalhos mostrando benefícios do kefir em úlceras, doenças pancreáticas, pneumonia, bronquite. Sem falar que é excelente para quem tem leve intolerância à lactose, pois nele grande parte deste açúcar está pré-digerido, facilitando a digestão. Quase uma panacéia, vá lá, mas o legal é que, se tomado todos os dias no lugar do leite, regula o intestino, dá disposição, resistência a doenças e uma certa alegria de viver, afinal é delicioso e é também por isto que tomo. Marcos costuma indicar para os pacientes que estão tomando antibiótico, para repor a flora intestinal destruída pelo remédio. E a colônia cresce, cresce, a gente pode distribuir, conhecer gente, falar sobre isso.
História
Quefir ou kefir vem do turco Keif, que significa bem-estar, bem-viver. Parece ter sua origem na região montanhosa do Cáucaso, onde dizem ter sido presente de Alá ao profeta Maomé, para garantir longevidade ao homem. Durante muito tempo os aldeões acreditaram que os grãos perderiam a força caso fosse divulgado o segredo de seu manuseio. Em 1900 a Sociedade Médica Russa contratou dois irmãos, os Blandovs, que fabricavam queijos no noroeste das montanhas do Cáucaso, para que conseguissem os grãos, tarefa quase impossível. Eles tiveram, então, a brilhante idéia de usar como isca a jovem e linda funcionária Irina Sakharova para conquistar o príncipe do Cáucaso, Bek-Mirza Barchorov, que poderia lhe dar os grãos de presente. Uma verdadeira biopirataria planejaram os irmãos. Mas a tentativa fracassou, temente que era o príncipe da cólera divina, e a moça saiu de mãos abanando. De volta ao lar, foi seqüestrada pelos súditos do príncipe que lhe ofereceu jóias e que tais. Mas o combinado era conseguir os grãos milagrosos e ele acabou cedendo. Foi assim, pelas mãos de Irina, que o kefir chegou a Moscou, onde passou a ser usado no tratamento de muitas doenças. Hoje ele tem adeptos no mundo todo, mas, é claro, é mais consumido na Rússia.
Por aqui a gente consegue por doação. Para quem não sabe, o comércio de kefir é altamente condenável entre os adeptos mais radicais, já que se reproduz sem esforço e foi presente de Alá, ora ora.
http://come-se.blogspot.com/2007/05/fao-parte-j-h-algum-tempo-de-uma.html?commentPage=2
-----------------------------------------------------------------------------------
Galera! Ontem ganhei da Ana um pouco de Kefir! Li muito na internet sobre o assunto e estou usando. Dizem que o povo do Cáucaso têm expectativa de vida ao redor de 110 anos. Não que seja essa a minha intenção!kkk
Depois de assistir ao filme Nosso Lar eu até que achei legal a vida na espiritualidade, trabalhar ajudando ao próximo e ter as coisas conforme o nosso merecimento...
E aproveitamos para lembrar da recomendação de Jesus: "Dai de graça o que de graça recebestes". Pena que não tenho mais para doar...

5 comentários:

  1. Vejo que é muito usado para crianças com paralisia cerebral que tem problemas de constipação. Algumas tem probelmas tão sérios que é preciso cirurgia,e o kefir é milagroso,mas eu não conhecia a história assim a fundo,que incrível!

    Pena ser tão difícil de conseguir,eu certamente tentaria essa alternativa!

    bjo enorme,vou compratilhar o post no FB,só p/variar!rs!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!!! Não conhecia, qualquer coisa para regular o instino eu tô dentro! bjinhos querida PS: Amei seu comment no meu blog ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou em Fortaleza e muuuuuuito a fim de receber um "filhotinho" do seu kefir. Estou em Fortaleza! Te mandei um email, mas ele voltou. Entra em contato comigo, por favor.
    Abraço

    Ana Barros
    ana.a.concurseira@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Nossa, não conhecia nem de longe o Kefir..., e muito menos sabia que ele se reproduzia, rs.

    Tb assisti Nosso Lar, e adorei.

    Um bjo

    ResponderExcluir
  5. Pena que minha intolerância à lactose seja das bravas.

    ResponderExcluir

Ajudando o Burro comentando!