sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Amor Incondicional

Muitas pessoas me perguntam como é ser mãe de uma criança especial.
E agora eu respondo. O primeiro momento é o do luto. Consigo mesmo. Afinal, nenhuma mulher sonha em ter um filho deficiente, e quando isso acontece a 1.a reação é de espanto e surpresa. Muitas vezes tristeza e revolta, mas que podem ser transformadas em força para lutar em nome do amor único e incondicional:o amor de mãe..
Depois do breve luto é encarar de frente, levantar a cabeça e ir a luta. Uma luta diária, a cada minuto da vida, até nas coisas mais simples como dar um banho ou alimentar o bebê. Depois é o entendimento. Por que eu!? Por que nós!? Até descobrir a minha missão. E quem me mostrou qual era a minha missão (quem diria!), foi ele mesmo, esse serzinho tão pequeno e indefeso, mas tão grande e forte ao mesmo tempo. Ele me mostrou com seu sorriso nobre e contagiante que meu dever de mãe 'especial' é informar.Informar que PARALISIA CEREBRAL não é uma doença e sim uma patologia. Informar que dá pra ser feliz sim com dificuldades e limitações. Informar que o amor é maior do que qualquer deficiência e que ele supera tudo inclusive um fantasma horrível, o fantasma do preconceito.
Mas qualquer preconceito é pequeno demais diante da grandiosidade e pureza desse pequeno ser que só tem a nos ensinar. Ensinar que vale a pena lutar pela vida, já que ele nasceu lutando. Lutou contra uma hemorragia intracraniana, contra uma infecção generalizada, contra a prematuridade e incompetência médica. Lutou, venceu e nos mostrou o quanto a vida é linda, só depende dos olhos de quem vê. Assim como meu filho é perfeito, aos meus olhos, perfeito pra mim! Nada é por acaso!
O Leo só nos uniu, nos fortaleceu, nos tornou pessoas melhores e agradeço por isso todos os dias. Hoje nos sentimos prontos para tudo, indestrutíveis, graças a ele! Acredito que é nas dificuldades que conhecemos as pessoas e o Leo me fez ter mais do que nunca a certeza do meu amor pelo pai dele e ver o grande homem/pessoa que ele é. Quando ele tb tinha o direito de chorar, enxugou minhas lágrimas, na hora de maior desespero respirou fundo e segurou minha mão.
Quando eu estava grávida dos gêmeos imaginávamos os filhos crescendo, criados, casados e nós 2 velhinhos viajando o mundo numa eterna lua de mel. Depois de tudo falei: "E agora!? Temos um eterno bebê." E esse homem que tanto amo disse:"Agora teremos compania na nossa viagem!"
A PC do Leo é do tipo "tetraplegia espástica". Quer dizer que ele tem todos os membros afetados, ele é tetraplégico. Não anda, não senta, não segura objetos é sem noção total! A parte cognitiva tb pode ser afetada, no caso dele sabemos que foi, só não sabemos o quanto. Mas tenho certeza que nunca vou subestimar meu filho! Leio pra ele, canto, brinco, conto história, explico as coisas mesmo sem saber se ele vai entender. Essa "missão” não é nada fácil.
A PC (paralisa cerebral) pode trazer outros problemas como: disfagia, pneumonia por aspiração, refluxo, convulsão, distúrbios do sono, constipação, dificuldades visuais (o Leo não tem grande parte da visão), dificuldades sensoriais, enfim... é trabalhoso mas o pagamento é o sorriso mais meigo e encantador que já vi na minha vida! As vezes tenho recaídas, claro sou um ser humano. Outro dia eu estava cochilando e no meio do sono olhei pra porta e "vi” o Leo entrando correndo. Acordei, levei um susto e comecei a chorar pq sei que isso não será possível. Aquilo me doeu muito. Mas dura pouco pq não me acho no direito de me sentir assim, é egoísmo da minha parte, pq ele tá muito feliz e o que importa é ELE, nada mais!
A prioridade da minha vida é o bem estar e felicidade dele e sei que nesse campo estamos vencendo e isso me dá paz. Nada no mundo me faz mais feliz do que um sorriso daquele bichinho!Esse é meu pequeno grande rapaz!O meu Leo!
http://contosmamaepolvo.blogspot.com/2010/04/muitas-pessoas-me-perguntam-como-e-ser.html
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Agradeço a Mariana Hart por ter autorizado a publicação do texto acima.
É uma grande lição de amor incondicional! Um aprendizado diário de fé, amor, paciência, resignação...
Li uma mensagem de Chico Xavier que diz: "Teu filho deficiente necessita de ti. Tu, porém, mais necessitas dele. No labor com ele, amá-lo-ás."
Querida Mariana você ganhou um presente especial! Estaremos por aqui torcendo para que o Leo fique bom da pneumonia e vamos continuar cantando: “Não diga que a vitória está perdida, Se é de batalhas que se vive a vida, Tente outra vez...”

13 comentários:

  1. Apenas as mães tem a incrivel capacidade de amar incondicionalmente... As pessoas tem muita facilidade pra dizerem que aceitariam os filhos não importando a condição deles, mas quando precisam passar por isso, a coisa é bem diferente.

    Admiro muito a Mariana, nem todos tem a força que ela tem, de enchergar a felicidade do filho acima de todas as suas limitações!

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu não tenho muito o que comentar, torço para que ele se recupere rápido da pneumonia, eu ja tive e não é muito legal não.

    Acho que o pior num caso desses, pode ser cobranças externas e fantasiosas, tipo a familia sobre a mãe.
    Abrindo um gancho, preconceito puro! Assim como eu ja havia assistido uma palestra de um psicanalista que disse que a sexualidade social é HxM, e que pais e mães não criam filhos para serem homoafetivos, ou seja ninguem sabe o que passa naquele sujeito, ninguém entende que a "escolha" mesmo que inconsciente é do sujeito.
    Eu sei que o assunto não é sexualidade, mas tipo a falta de respeito pela diferença do outro. A sociedade no fundo, é muito preconceituosa com qualquer coisa, isso é uma realidade que muda a passos lentos.

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei! Não consigo pensar em nada para comentar! Quem olha de fora não entende as dores e felicidades que nos acompanham! Me lembro de um texto de diário de Anne Frank. Onde o pai dela disse que o ticket só é válido quando se está na estação. Ter o ticket antes de chegar a estação não vai valer tanto quanto ter o ticket para pegar o trem. E assim é a nossa vida. A força de superação e de vontade só nos vem nos momentos que realmente necessitamos! Tanto a Mariana quanto o Leo sao exemplos desta força maior. Linda estória!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, que texto! Que história de vida!
    Não tenho palavras, sério.
    Só mesmo a frase final do post, da linda canção de Raul Seixas, para expressar o que sinto:
    "Não diga que a vitória está perdida,
    Se é de batalhas que se vive a vida,
    Tente outra vez.."
    Uma história para se ler e crescer...
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Coloquei o teu blog nos link do meu site, continue sempre fazendo estes ótimos posts.

    ResponderExcluir
  6. Ah, que grande lição de vida! Obrigada por partilhar o blog de sua amiga, pois são experiências assim, que nos fazem ter forças para continuar lutando e parar de reclamar da vida!
    Beijos querida, a vc tb muita força e alegrias!

    ResponderExcluir
  7. Querida,não tenho palavras para agradecer seu carinho,apoio,mensagem...é nessas horas que agradeço por pessoas como vc entrarem na nossa vida tão por acaso e jogar um banho de energia positiva como vc joga a cada vírgula!Muito obrigada!
    Tô louca pra voltar aquii e ler post por post,mas cada vez que entro fica difícil de sair e com criança dodói é mais complicado!Mas deixo meu beijo,e admiração!:)
    **Vc adivinhou!Essa música é o hino da vida do Leo!Faço diversos vídeos dele e posto no you tube e alguns esta múscia está na introdução!
    Beijo gigantão!:))

    ResponderExcluir
  8. Olá Moça!

    Mais uma história para fazer pensar. Via de regra, os seres humanos têm diferenças, alguns no corpo e outros na alma, alguns aparentes e outros nem tanto. Pena que a sociedade como um todo não tenha um 'coração de mãe' para aceitar e respeitar todas as diferenças.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Acho que a única coisa que eu posso dizer é : Que Deus te abençoe muito e continue te dando força e fé.
    bjux

    ResponderExcluir
  10. Oi! SOu agora seu amigo no BlogBlogs. ;D
    Gostei muito da proposta do seu blog, muito bonito seu post..

    Meu blog tem uma ideia mais descompromissada, sobre o dia-a-dia. Depois passa a visitar ele, comecei mês passado. \o/
    Parabéns pela luta. Ah! Tô te seguindo agora. =*

    ResponderExcluir
  11. Grande missão a desses pais, e particularmente dessa mãe. Estão vencendo com louvor, muita dedicação e um exemplo de amor incondicional que emociona a todos. Deus abençoe essa família, hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  12. Nossa...com uma historia dessas nao tem como nao se comover e agradecer o que nos tocou nessa vida!!!
    O meu probleminha pareceu microscopico agora que li essa historia!! Obrigada querida!!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Ajudando o Burro comentando!