sexta-feira, 19 de novembro de 2010

OS MENINOS HERÓIS

Eles estão nas regiões inóspitas, nos rios e selvas da Amazônia, nas grandes e pequenas cidades do nosso País.

Estão na linha de frente contra o crime, nas fronteiras, nos portos e aeroportos, no atendimento ao público, nas diligências em áreas urbanas e rurais.

Os verdadeiros heróis da PF são dedicados, abnegados e ousados no cumprimento do dever.

Enfrentam os perigos inerentes à atividade, mas também os riscos agravados pela escassez de recursos materiais e humanos e pela superioridade de forças (de poder e de fogo) da criminalidade organizada, de corruptos de colarinho branco a contrabandistas e traficantes de drogas.

Diariamente, sacrificam a convivência familiar, em prol do serviço, por dias e noites a fio, sem hora prevista de voltar para casa.

Os verdadeiros heróis da PF não têm nome, nem rosto. Não dão entrevistas, não aparecem na TV, nem freqüentam os gabinetes dos políticos.

Não ocupam cargos de chefia e são considerados meros executores de atividades de “menor complexidade”.

Nos bastidores das grandes operações ou no cotidiano das investigações, em escritórios ou campanas, longe dos holofotes, eles são determinados e incansáveis.

Com discrição, comemoram o sucesso de mais uma missão cumprida em trabalho em equipe, à revelia da falta de reconhecimento e valorização profissional.

Os verdadeiros heróis da PF, não raro, são obrigados a driblar a burocracia, a hierarquia e a letargia, para não fazer o papel de polícia de papel.

São estigmatizados, renegados ou perseguidos, quando se atrevem a criticar a falência do atual modelo de investigação criminal, a denunciar desmandos ou reivindicar melhores condições de trabalho.

Sonham com uma polícia eficiente, moderna, equipada, autônoma e comprometida com a melhoria da segurança pública e do bem-estar social.

Nas grandes metrópoles, os heróis da PF por vezes se dão conta que equilibrar o orçamento doméstico e viver com dignidade é tão difícil quanto desbaratar quadrilhas.

Os verdadeiros heróis da PF também se indignam e choram a perda de parceiros e amigos, vítimas da maldade de criminosos, mas também da falta de planejamento, insensibilidade, incompetência ou inércia dos gestores de plantão.

Eles não são apenas os valorosos Leonardo Matzunaga e Mauro Lobo, além das dezenas de outros policiais federais mortos em confrontos, que hoje integram a “galeria de heróis” da Polícia Federal.

Os verdadeiros heróis da PF são também aqueles têm consciência que as homenagens póstumas aos “heróis mortos” muito pouco representam para pais, irmãos, viúvas, órfãos, familiares e amigos, diante da perda irreparável.

São aqueles que sabem que “a dor da gente não sai no jornal”. Mas que também jamais se conformarão que policiais sejam tratados como números, em vez de seres humanos.

Os verdadeiros heróis da PF têm consciência que a “Polícia Federal somos nós”.

Josias Fernandes Alves é agente de Polícia Federal, formado em Jornalismo e Direito, diretor de comunicação da Fenapef.

Fonte: http://fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/30856

-------------------------------------------------------------------------------

Estou precisando muito cantar aquela música: “Se as águas do mar da vida quiserem te afogar, segura na mão de Deus e vai, se as tristezas desta vida quiserem te sufocar, segura na mão de Deus e vai...

Lendo o site http://fenapef.org.br/fenapef/ que sempre acompanho me deparei com a seguinte notícia: Tragédia anunciada Dois policiais federais são mortos e um é ferido no Amazonas »!

O coração bateu forte, a angustia começou a tomar de conta...

Quando li os nome dos colegas mortos eu não acreditei...

O AGENTE DE POLICIA FEDERAL Mauro Lobo foi meu instrutor de tiro...

Um dos “antigões” da qual eu admirava...

Uma pessoa muito especial, sempre alegre, contava piada, falava da realidade da PF mas sempre com a esperança de dias melhores...

Um profissional que qualquer elogio seria pouco...

Um Pai dedicado e casado com uma colega de trabalho...

O Leonardo eu não conhecia, entrou depois que eu já havia saído da PF, tomou posse agora em agosto de 2010...

Eu sempre disse que Deus é brasileiro e é federal também...

Abordar embarcações no Rio Solimões é uma tarefa freqüente para quem é lotado no Amazonas...

E numas dessas abordagens que fiz poderia ter acontecido à mesma tragédia...

Mas quando vestimos aquela camisa preta (que não tem preço!!!!) parece que somos imbatíveis, que nada irá acontecer de ruim...

Concordo plenamente com o colega quando diz que: “ Os verdadeiros heróis da PF são dedicados, abnegados e ousados no cumprimento do dever....”

E somos por demais...

Quanta saudade eu tenho da minha Tabatinga...

Fui muito feliz pelo tempo que estive lá...

Me decepcionei com o que encontrei pela frente, mas jamais desisti de tentar mudar a situação e me dediquei ao máximo ...

E coloquei em risco a minha vida várias vezes...

E faria tudo outra vez sem sombra de dúvidas...

Mesmo que um dia eu viesse a tombar no confronto...

Pelos meus queridos heróis eu espero que a “vida” deles sirvam de motivação para que os Dirigentes de gravatas tomem consciência da gravidade dos acontecimentos para que amanhã não estejamos lamentando a morte de outros meninos heróis do nosso Brasil...

Sei que o Lobo e Leonardo estão num lugar muito melhor do que estamos agora, a dor da saudade vai passar e o reencontro será possível daqui a algum tempo no plano espiritual...

Que o Nosso Pai Amado ilumine os familiares para que a dor seja aliviada...

Abaixo um vídeo de uma das missões que fizemos pelo Rio Solimões e assim vocës vão entender por que é tão maravilhoso ser AGENTE DE POLICIA FEDERAL...

E a música diz assim: Além do horizonte deve ter algum lugar bonito pra viver em paz! La nesse lugar o amanhecer é lindo com flores festejando mais um dia que vem vindo...

13 comentários:

  1. Lamento muito pelo que aconteceu ao seu amigo.
    é um choque danado perceber que alguem querido partiu.
    Que Deus abençõe a todos.
    ps.não está aparecendo o video, só um quadrado branco.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. desculpe agora vi o video.
    lindo.
    maravilhoso
    CUIDA BRASIL DO TEU TESOURO.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Que ele esteja em um lugar bem melhor e que Deus proteja a você e todos aqueles que ficam, e que fazem esse trabalho tão corajoso.
    E com certeza postarei mais fotos do lindo céu de Brasília. Você já morou aqui?
    Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha amiga!! Tudo bem??

    Que saudade de passar por aqui, visitá-la e ler seus textos, sempre com uma lição positiva.

    Essas semanas forma bem corridas e mal entrei na net. Mas nunca me esqueço dos amigos queridos. ;)

    Esses policiais são admiráveis! As operações da PF sempre são exemplares e, muitas vezes, temos que acompanhar eles fazendo o serviço bem feito e dias depois políticos soltando.

    Uma pena. Que bom que você abriu espaço para o reconhecimento desses valorosos brasileiros.

    Grande beijo e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Você me fez refletir muito com esse post. Muito mesmo, porque a ideia que a gente tem da Polícia Federal é aquela daqueles que comandam, e aparecem na TV, dão entrevistas, etc. Mas e aqueles que realmente realizam o trabalho, que fazem a coisa acontecer, que zelam pela nossa segurança, e o fazem com dedicação, com cuidado, com atenção? E aqueles que colocam suas vidas em risco por nós? Os que aparecem na TV não expõem seus peitos à bala, aos perigos todos. Fiquei muito triste pela morte destes agentes, e mais ainda por pensar em quantos não morrem cumprindo seu dever. Isso sim é exemplo de vida. De coragem, de força, de serviços prestados. Deixo aqui minha homenagem a esses homens e mulheres que arriscam as suas vidas em nome da Polícia Federal e em busca de proteger cada cidadão deste País. E que só não fazem mais porque é humanamente impossível, e as condições de trabalho não são ideiais.
    Parabéns a todos, e a você também, por me fazer refletir sobre isso e pelo post lindo!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  6. Palavras escritas com o coração. Gostei muito daqui, mostra uma realidade que muitas vezes não se vê.

    ResponderExcluir
  7. Lamento o que aconteceu com seu amigo. Os PF são realmente heróis. Parabéns a ti por abrir espaço para que reconheçamos esses brasileiros de coração que diariamente dão sangue em nome de nossa segurança

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Ê menina...

    Vc tá mesmo afim de me fazer chorar, né, danadinha?
    Tá certo...

    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Moça, pois assim que puder, visite Jeri. É um local muito simples, mas muito bom. Cheio de pessoas bonitas e as lagoas são muito, muito lindas, principalmente a do Paraíso.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ola Ana, primeiramente parabéns pelo blog, gostaria de pedir para que você me adc no msn, uotsonglazian15@hotmail.com ou me seguisse no twitter @uotson, gostaria que você me tirasse algumas duvidas sobre o blogsblogs, adc a pouco tempo e estou com algumas duvidas. Muito obrigado desde já' :D

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida!

    Com certeza pode colocar o texto no seu blog sim!!
    Muito me alegraria, principalmente saber que você gostou.

    Beijão

    Carla

    ResponderExcluir
  12. Oioi!
    Passei aqui pra deixar um beijinho e dizer que tem um selinho pra você lá no blog!

    Bjim!

    ResponderExcluir

Ajudando o Burro comentando!